Institucional

Acreditações, Certificações e Reconhecimentos

INNMETRO

INNMETRO

A acreditação junto à CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro iniciou em dezembro de 2004, trazendo o reconhecimento nacional e internacional aos ensaios de controle da qualidade realizados em calçados e componentes através dos Laboratórios Físico-Mecânico e Químico, Laboratório de Substâncias Restritivas e Laboratório de Biomecânica.

PGQP

PGQP

O IBTeC recebeu do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), através do Comitê Regional da Qualidade RS Vale do Sinos, diploma em reconhecimento pelo seu trabalho e auto avaliação em busca do aperfeiçoamento contínuo.

>REDE METROLÓGICA

REDE METROLÓGICA

A parceria dos laboratórios do Controle da Qualidade com a Rede Metrológica do RS iniciou em 1994. Desde então, os ensaios realizados no Laboratório Físico-Mecânico e no Laboratório Químico passaram a ser reconhecidos pela Rede.

Este trabalho promove a melhoria contínua na qualidade dos produtos e auxilia no desenvolvimento das empresas no item inovação tecnológica.

MINISTÉRIO DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO

O Ministério do Trabalho é o órgão que fiscaliza e regulamenta o uso de equipamentos de proteção individual.

O Laboratório do Controle da Qualidade do IBTeC é reconhecido pelo órgão fiscalizador para a realização de vários testes com a finalidade de qualificar e certificar os EPIs enviados pelos clientes para testes.

SATRA

SATRA

A acreditação dos laboratórios do Controle da Qualidade junto ao Instituto Satra (Inglaterra) ocorreu em maio de 2002.

Esta acreditação reconhece os ensaios realizados nos laboratórios Físico-Mecânico e Químico, Laboratório de Substâncias Restritivas e Laboratório de Biomecânica, sendo uma ferramenta para desenvolver competitividade em nível internacional.

Este passo facilita e agiliza os ensaios exigidos pelas empresas exportadoras, tanto de produtos como de componentes.

CPSC

CPSC

Em 2015, o laboratório de substâncias restritivas do IBTeC recebeu a acreditação da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, - CPSC, na sigla em inglês.

A conquista transformou a entidade na primeira instituição nacional a obter a acreditação, tornando-se apta a emitir laudos e certificados de atendimento às normas internacionais para a existência de substâncias químicas em produtos de consumo, em especial aqueles destinados diretamente às crianças, como calçados, brinquedos, entre outros.

Os novos ensaios incluem a determinação de chumbo em tintas, chumbo em produtos infantis metálicos e não-metálicos, chumbo em jóias, bijuterias e enfeites metálicos, e determinação de ftalatos em brinquedos e produtos de uso infantil.

ISO

ISO

A conquista da certificação ISO 9001/2015 pelo IBTeC coroa a busca da melhoria contínua, levando a seus clientes e parceiros resultados confiáveis baseados nos padrões éticos e legais.

Os processos certificados englobam a realização de ensaios laboratoriais (físicos, químicos e biomecânicos), serviços de pesquisa e desenvolvimento em biomecânica, prestação de serviços de consultoria e treinamento, realização e participação em eventos e ainda a Revista Tecnicouro, que é editada pelo IBTeC, sendo a única publicação do sistema coureiro-calçadista com seus processos comprovados pela certificação ISO.

ABNT

ABNT

Sob a acreditação da ABNT são realizadas certificações de produtos que comprovem, através das normas técnicas, o desempenho adequado quanto aos requisitos de qualidade, conforto e saúde dos pés.

A Secretaria do CB-11 Comitê Brasileiro do Couro e Calçado está sediada no IBTeC e elabora as normas do conforto.