Laboratórios

Laboratório de Microbiologia

Laboratório de Microbiologia

A biodegradabilidade trata-se de uma característica presente nas substâncias químicas naturais, permitindo que as mesmas sejam usadas como substratos por micro-organismos - que as empregam para produzir energia e criar outras substâncias.

Os ensaios de biodegradabilidade tem por objetivo atender as necessidades de empresas que buscam desenvolver materiais e produtos que gerem menor impacto ambiental quando descartados ao meio ambiente.

Análises possíveis de executar:

  • Análise de biodegradabilidade: verifica se o produto é biodegradável e estima-se o período de tempo;
  • Análise da resistência da biodegradabilidade: verifica se um produto tem resistência em relação à biodegradabilidade;
  • Análise para alterar materiais, aumentando ou diminuindo sua biodegradabilidade: desenvolve soluções para materiais, aumentando ou diminuindo a sua deterioração com microrganismos;
  • Identificação de microrganismos que deterioram o material: verifica-se a quantidade e os tipos de microrganismos que podem destruir o material, facilitando novas soluções. Também é possível identificar microrganismos especiais que podem degradar materiais específicos;

Todas as análises de biodegradabilidade podem ser acompanhadas de avaliação visual relativa às mudanças físicas dos materiais.

Os ensaios podem ser rápidos (uma semana) ou podem se prolongar por mais tempo. Normalmente, quando um material não deteriora dentro de um período de 06 meses, pode-se considerá-lo não biodegradável.

Outros ensaios podem durar 12 ou 24 meses.

É possível adicionar à análise de biodegradabilidade, ensaios para evitar este processo através do uso de diversos produtos auxiliares como, por exemplo, uso de desinfetantes, antibióticos, dentre outros. Ou através da variação da temperatura ou umidade do meio ambiente, evitando a biodegradação.

Microrganismos que atuam nos materiais podem ser identificados ou isolados.