Notícias

Abertas inscrições para o IBTeCHDAY

Abertas inscrições para o IBTeCHDAY 11 SETEMBRO

Estão abertas, até o dia 22 de setembro, as inscrições para o IBTeCHDAY, primeira atividade da Semana Nacional do Calçado, programação que será realizada de 1º a 5 de outubro, com a participação de todas as entidades do setor coureiro-calçadista. Serão 7 atividades, em cinco dias de programação.

O IBTeCHDAY abrirá a programação no dia 1º de outubro, domingo. Estruturado em uma metodologia de maratona tecnológica, onde grupos de solucionadores participam de um processo de imersão para o desenvolvimento de novas soluções para lacunas tecnológicas existentes mapeadas por empresas e entidades setoriais. Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes. As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.semanadocalcado.com.br, no espaço sobre o IBTeCHDAY. O valor da inscrição é de R$ 100,00 por pessoa – o número de vagas é limitado em 120 participantes para a atividade.

A maratona deste ano tem apoios do Sebrae, Tecnosinos e Feevale Techpark.

Os desafios a serem colocados aos grupos, só serão conhecidos às 8h do dia da ação, e cada grupo poderá escolher um assunto. Os desafiados não saberão de onde vem a solicitação.

As áreas temáticas dos desafios serão: produtividade, automação e Indústria 4.0; design, funcionalidade e internet das coisas; tecnologia em materiais; sustentabilidade e novos modelos de negócios.

Originalidade e impacto tecnológico, funções básicas, aplicabilidade ao setor coureiro-calçadista, principais benefícios aos usuários, usabilidade, características sustentáveis e condição técnica dos proponentes serão os quesitos avaliados.

As equipes terão técnicos especialistas no setor calçadista, tecnologia da informação, engenharia de materiais e engenharia de produção, para auxiliar e estimular os participantes, alinhando e disponibilizando panorama setorial atual.

A programação da maratona é dividida em dois momentos. Sendo o primeiro dia direcionado ao desenvolvimento das ideias, e estruturação dos projetos, os quais são avaliados a partir de 19h15min, com prazo de dez minutos para cada equipe. Ao final das apresentações, serão conhecidos os finalistas, os quais terão até o dia 5 de outubro para aprimorarem suas soluções e a partir das 14h apresentaram suas soluções. O resultado final do IBTeCHDAY será divulgado no corrente dia, na cerimônia de abertura do III Fórum IBTeC de Inovação.

A premiação para o primeiro lugar serão passagens para os participantes do grupo ao Vale do Silício, cidade onde estão instaladas as empresas Facebook, Google e Apple. Para o segundo lugar, o IBTeCHDay viabilizará passagens e inscrição ao Campus Party, maior maratona tecnológica do Brasil, que acontece em São Paulo, para todos os integrantes do grupo. Além disto, os melhores projetos serão selecionados para o processo de incubação junto aos parques apoiadores.