Notícias

Reunião de lideranças históricas marca comemorações dos 45 anos do IBTeC

Reunião de lideranças históricas marca comemorações dos 45 anos do IBTeC 29 NOVEMBRO

Um almoço prestigiado por lideranças históricas e atuais do setor calçadista marcou as comemorações dos 45 anos do IBTeC.

O presidente do Conselho Deliberativo do IBTeC, Claudio Chies, deu as boas vindas, salientando a importância da parceria entre as entidades do setor, representadas no evento, e de todas as lideranças que fizeram parte da história do IBTeC.  Chies fez alusão aos motivos por que o Instituto foi criado, há 45 anos, quando o setor precisava estar preparado para as exportações, lembrando que “hoje nós temos que nos preocupar com inovação, tecnologia e globalização”. E disse ter “certeza absoluta de que o IBTeC irá acompanhar este desenvolvimento”.

O presidente executivo, Paulo Griebeler, fez um relato resumido de alguns dos momentos mais marcantes da história do IBTeC, e afirmou que “congregando o mais completo complexo de laboratórios do sistema coureiro-calçadista da América Latina, o Instituto trabalha em um processo contínuo de capacitação da equipe e modernização do parque tecnológico, para aumentar a velocidade das respostas ao mercado”. O presidente executivo salientou ainda que “a garantia da confiabilidade dos resultados dos laudos emitidos pelo IBTeC se dá através das acreditações, reconhecimentos e certificações conquistadas junto aos mais importantes órgãos reguladores nacionais e internacionais”.

O encontro realizado no Restaurante Panorâmico da Fenac foi um momento de homenagens do Instituto a sete de seus ex-presidentes. A entrega de uma placa selou o reconhecimento da atual diretoria do Instituto à dedicação destes empresários para a história da entidade.

Os homenageados foram:

  • Claudio Strassburger, primeiro presidente, no período de 1972 a 1974.
  • Ernani Reuter, período de 1975 a 1976 (hoje integra o Conselho Deliberativo do IBTeC).
  • Celso Kraemer, presidente de 1985 a 1986.
  • Celso Brochier,  presidente por duas gestões: de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996.
  • Marcos Aurélio Macedo, de 1993 a 1994.
  • Martinho Fleck presidente por 10 anos, no período de 1997 a 2006.
  • Rui Guerreiro, presidente por duas gestões seguidas, de 2007 a 2012.

Claudio Strassburger falou em nome dos homenageados, lembrando dos primeiros movimentos feitos pelo governo gaúcho e por empresários do setor para buscar o mercado externo. Emocionado, o primeiro presidente do IBTeC disse acreditar no futuro do setor como gerador de empregos e de riqueza.

A direção do IBTeC homenageou no almoço os três funcionários com maior tempo de ligação com a casa – José Luiz de Lima Oliveira, com 18 anos, Ademar Paulo Dorneles de Varga, com 19 anos e Romeu Alencar de Mello, com mais de 25 anos de dedicação ao Instituto.