Eventos

Fórum IBTeC de Inovação

Fórum IBTeC de Inovação
Fórum IBTeC de Inovação

Dissemina o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, afim de promover a inovação como um diferencial competitivo para as empresas.

Local: Fenac - Auditório 2 (Rua Araxá, 505 - Bairro Ideal / Novo Hamburgo/RS.

Carga horária: 4h.

Público alvo: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.


Próximos Eventos

8º Fórum IBTeC de Inovação: 1º de dezembro / 14h

Data: 1º de dezembro de 2022 (Quinta-feira)

Horário: 14h

PROGRAMAÇÃO:

14:00 - Palestra “GESTÃO E INOVAÇÃO COLABORATIVA” | Dr. Jorge Audy - Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS e TECNOPUC

14:50 - Palestra “INCENTIVOS PARA PROMOVER E ACELERAR A INOVAÇÃO NAS EMPRESAS” | Ms. Luana Bendo - Gerente de Negócios da Região Sul (Grupo FI)

15:30 - Palestra “PROCESSOS DE INOVAÇÃO E GERAÇÃO DE VALOR COM A ISO 56002” | Gianfranco Muncinelli - Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE/FGV e UFPR e Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento.

16:10 - Coffee-Break

16:30 - Painel “INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA EMPRESA

Convidados:

  • Andrea Kohlrausch – CEO da Calçados Bibi
  • Marcelo Reichert – CEO do Grupo FCC

Mediação: Dra. Susana Kakuta – CEO do Parque Tecnológico PradoTech                    

17:40 - Palestra Internacional “INOVAÇÃO E PERFORMANCE NO CALÇADO” | PhD Joseph Hamill - Professor Emeritus- University of Massachusetts Amherst

18:10 - Encerramento

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC https://www.facebook.com/ibtecbrasil/

Youtube IBTeC https://www.youtube.com/ibtecbrasil


ANDREA KOHLRAUSCH – CEO da Calçados Bibi

Possui MBA em Gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral de Minas Gerais, especialização em Liderança pela FDC/Kellogg School of Management em Evanston (EUA), participação do IEE (Instituto de Estudos Empresariais) e experiência na área internacional, implantando a área comercial de exportação interna na Bibi e expandindo as exportações para além da América Latina. Além disso, atuou também em diversas áreas da empresa e, em 2010, liderou a estruturação da Bibi Franchising, expandindo o projeto de lojas exclusivas da marca para mais de 65 cidades em 23 estados brasileiros, além dos pontos internacionais, registrando um crescimento da rede desde o ingresso no mercado de franquias, em 2008.

GIANFRANCO MUNCINELLI - Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE/FGV e UFPR e Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento

Diretor Associado da Intedya International Dynamic Advisors; Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento. Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, UTFPR, PUC-PR e Steinbeis University (Berlin - Alemanha), dentre outros. Exerceu cargos executivos em empresas como Oi, NET, Brasil Telecom, Between do Brasil e GVT. Engenheiro Eletricista (UFSC), Doutorando no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR) Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR), MBA em Gestão Comercial (FGV), Data Protection Officer - Compliance Officer (Universidad San Jorge - Espanha), Executive Program in Project Management (The George Washington University - EUA), Especialista em Telecomunicações (PUCPR), Especialista em Gestão Empresarial (UFSC).

JORGE AUDY - Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS e TECNOPUC

Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (2001), com Pós-Doutorado na IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação), na Tsinghua University, China e Universidade de Málaga, Espanha (2016). Professor Titular da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS. É Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS). Pesquisador nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação, nas áreas de Negócios de Impacto Social e Ambiental, Ecossistemas de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa & Governo. Preside a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 (Plano Nacional de Pós-Graduação), é membro do Conselho Superior da EMBRAPII (MCTI), do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE e do Conselho Estratégico da Aliança para a Inovação de Porto Alegre (UFRGS-PUCRS-Unisinos). Foi Presidente do FOPROP (Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras), Presidente da IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação) Latino América e Presidente da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). Dentre outros reconhecimentos, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico na categoria Comendador e o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.

JOSEPH HAMILL (PhD) - Professor Emeritus- University of Massachusetts Amherst

Professor e Pesquisador do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Massachusetts Amherst, dos EUA. É autor/co-autor de mais de 150 artigos científicos e mais de 150 pesquisas desenvolvidas, além de vários capítulos de livros. É referência na locomoção humana, com ênfase da biomecânica da corrida, com objetivo de determinar e analisar as causas das lesões. É membro do consórcio de pesquisadores de biomecânica (Biomechanics Academy Research Consortium) da Faculdade Americana de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine), da Academia Nacional de Cinesiologia (National Academy of Kinesiology) e da Sociedade Internacional de Biomecânica (Internacional Society of Biomechanics).

LUANA BENDO - Gerente de Negócios da Região Sul (Grupo FI)

Bacharel em Química pela Universidade Federal da Santa Catarina e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Atuou na área acadêmica como pesquisadora no desenvolvimento de polímeros e biomateriais para aplicação essencialmente na área médica. Atualmente, atua com fomento à PD&I a partir de consultoria em incentivos fiscais, financeiros ou relacionados à importação. Atua na gestão integral de oportunidades em Inovação Tecnológica, especialmente na região Sul do Brasil.

MARCELO REICHERT – CEO do Grupo FCC

CEO do Grupo FCC, uma empresa de ciência dos materiais com matriz no RS e atuação em toda a América Latina em diversos mercados, como calçadista, automotivo, moveleiro, construção civil, higiene-medicinal, óleo & gás, mineração, entre outros. Antes de ingressar à FCC, Marcelo foi um Consultant e Case Team Leader no escritório de Los Angeles da Bain & Company, onde atuou nas áreas de private equity e mercado de varejo, auxiliando clientes com estratégias de mercado, estrutura organizacional e decisões de investimento. Antes de trabalhar com a Bain, Marcelo foi Analist e depois Associate no grupo de Global Markets do Deutsche Bank em Nova York. Já trabalhou com a McKinsey & Company e com o banco UBS. Possui mestrado em Administração pela Harvard Business School, um Bacharelato em Ciências Econômicas pela Wharton Business School e um Bacharelato em Relações Internacionais pela Universidade da Pensilvânia. Também é membro do Harvard Angels, um grupo de investimento e apoio a Start Ups.

Susana Kakuta – CEO do Parque Tecnológico PradoTech

Atualmente é CEO do Parque Tecnológico Pradotech, encarregada da gestão executiva do Parque e a sua interface com o Instituto Prado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Diretora de Inovação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e CEO do TECNOSINOS, o Parque Tecnológico de São Leopoldo, por 12 anos. Foi Secretária Estadual da Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do RS; Secretária de Minas e Energia, Presidente do Badesul – Agência de Fomento, Presidente da Caixa RS, Diretora de Operações do Sebrae RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da CNI. Cursou doutorado em Sociologia e Economia Internacional na Universidade Complutense de Madrid e, atualmente faz doutorado profissional em Gestão de Negócios, na Unisinos. Durante suas atividades no Tecnosinos o parque foi eleito duas vezes como o melhor parque brasileiro, pela Anprotec. Possui larga experiência na gestão da inovação, na atração de empreendimentos internacionais e na liderança de equipes.


Este evento é GRATUITO.

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil

Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil

Eventos Realizados

A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial

Painel: A Inovação como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial

Debatedores:

  • GIANNA SAGAZIO – Diretora de Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria)
  • LUÍS DA CUNHA LAMB – Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
  • PARASKEVI BESSA RODRIGUES – Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

Mediador: DR. VALDIR SOLDI – Vice-Presidente Executivo do IBTeC

Objetivo: Conhecer as estratégias para promover a inovação a nível nacional, estadual e municipal, detalhando alguns incentivos disponibilizados pelos órgãos governamentais para fomentar a inovação e o empreendedorismo no país. Além disso, conhecer os ecossistemas de inovação mais produtivos

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil/

Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil

Acesso: Gratuito

 

OBJETIVO GERAL

Disseminar a cultura de inovação, a fim de preparar, instigar e inspirar as empresas brasileiras dos setores de calçado, couro, materiais, confecção, têxtil e EPI para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, proporcionando diferenciais competitivos para a indústria nacional.

GIANNA SAGAZIO – Diretora de Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria)

É diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). É membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro Conselho Consultivo da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP); membro do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); membro do Comitê Gestor da Sala de Inovação, do Ministério da Economia (ME) e membro da Comissão Nacional de Coordenação do Projeto Diálogos pelo Brasil da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Antes, passou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Nações Unidas e Fundação Dom Cabral. Possui Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Membro do Conselho Consultivo do ENRICH no Brasil, Rede Europeia de Centros e Pólos de Pesquisa e Inovação, com hubs na China, EUA, África do Sul e Índia.

LUÍS DA CUNHA LAMB – Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem mestrado em computação pela mesma instituição e PhD pelo Imperial College London. Antes de assumir a secretaria, foi pró-reitor de pesquisa e professor na Ufrgs.

Também coordenou o Comitê Gestor da Aliança para Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos. Nascido em Porto Alegre, foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação.

PARASKEVI BESSA RODRIGUES – Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo

Doutora pela Universidade de Bradford na área das relações da União Europeia com o Mercosul. Possui graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster.

Tem mais de 18 anos de experiência profissional na área acadêmica, órgãos governamentais, organizações internacionais, empresas e associações de classe.

Valdir Soldi - Vice-Presidente do IBTeC (mediador)

Vice-Presidente Executivo do IBTeC com Graduação e Mestrado em Química pela UFSC-SC, Doutorado em Química (Físico-Química) pela USP-SP e Pós-Doutorado pela Rutgers University-New Jersey-USA. Gestor do CB-11 (Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT).

Pesquisador colaborador nos Programas de Pós-Graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da UFSC-SC. Na pesquisa atua no estudo das propriedades de materiais poliméricos e sistemas nano-estruturados para incoproração e liberação de substâncias ativas.

Plano Estratégico do cluster do calçado Português: conhecimento, inovação e tecnologia

Painel: Plano Estratégico do cluster do calçado Português: conhecimento, inovação e tecnologia

Debatedores:

  • LEANDRO MELO – Diretor Geral do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)
  • JOÃO MAIA – Diretor Geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de      Pele e seus Sucedâneos)

Mediador: PAULO GRIEBELER – Presidente Executivo do IBTeC

Objetivo: Conhecer o plano estratégico de desenvolvimento para o setor calçadista de Portugal, buscado referências do case, através dos resultados alcançados com as estratégias de exportação, novas tecnologias utilizadas, design, qualidade dos produtos e o modelo de gestão.

Canais de transmissão da live:

Facebook IBTeC: https://www.facebook.com/ibtecbrasil/

Youtube IBTeC: https://www.youtube.com/ibtecbrasil

Acesso: Gratuito

OBJETIVO GERAL DO FÓRUM

Disseminar a cultura de inovação, a fim de preparar, instigar e inspirar as empresas brasileiras dos setores de calçado, couro, materiais, confecção, têxtil e EPI para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, proporcionando diferenciais competitivos para a indústria nacional.

JOÃO MAIA – Diretor Geral da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)

Graduado em Gestão, Mestre em Economia (especializado em Economia Industrial), ambas pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

É Diretor Geral da APICCAPS onde, desde 2000, assumiu diferentes funções. Em nome da APICCAPS é ainda Administrador do Centro Tecnológico do Calçado e Diretor da Confederação Europeia do Calçado.

Entre janeiro de 2005 e fevereiro de 2006 foi controler financeiro da Amorim Energia BV; entre abril de 2003 e março de 2004 participou na equipe do programa Dínamo – Dinamização dos Sectores Têxtil Vestuário e Calçado; foi membro da “Fep Júnior Consulting” (Empresa Júnior da Faculdade de Economia) entre novembro de 1998 e 2001.

LEANDRO MELO – Diretor Geral do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal)

Graduado em Engenharia Química pela Universidade do Porto. Possui especialização em gestão da qualidade, gestão da inovação e sistemas de informação.

Foi contratado para o Laboratório de Controle da Qualidade da Indústria do Calçado em 1981 e nomeado Diretor do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em 1986.

Como Diretor Geral do CTCP, coordenou a implementação de diversos projetos integrados de investigação e desenvolvimento, que tiveram grande impacto no segmento calçadista, tanto na fabricação de bens de equipamentos e software quanto na produção de novos materiais e produtos.

Exerceu durante alguns mandatos a presidência da EURIS - Associação dos Centros Tecnológicos de Calçado da Europa e da RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal. Desde 1996 integra a Diretoria da UITIC (União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado).

PAULO GRIEBELER - Presidente Executivo do IBTeC (Mediador)

Formado em Administração de Empresas, pela Universidade Feevale. Possui MBA em Gestão Empresarial, e Pós-MBA em Inteligência Empresarial, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

É Presidente Executivo do IBTeC, desde o ano 2012. Especialista em Gestão e Estratégia Organizacional como executivo e consultor.

Atua há mais de 38 anos exercendo cargos de diretoria em empresas dos segmentos da indústria, comércio, serviços e entidades de classe. Integra os Conselhos administrativos da Fenac, CITEC/Fiergs, CONTEC/Fiergs e o Conselho Estadual da Ciência, Inovação e Tecnologia. Participação em grupos de trabalho e comitês da APEX, ABDI, Sebrae e federações da iniciativa pública e privada.

5º Fórum IBTeC de Inovação

DATA: 10 de outubro de 2019 (Quinta-feira)
HORÁRIO: 16h30min
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Fenac - Auditório 2 (Rua Araxá, 505 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

 

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Recepção e credenciamento dos participantes

17:00 – Solenidade de Abertura e premiação dos ganhadores do IBTeCHDay

17:20 – Palestra: Estratégias de incentivo à inovação do Governo do RS – Luís Lamb

18:10 – Coffee break

18:30 – Palestra: Caminhos para a Indústria 4.0 brasileira: Iniciativas de empresas locais – Alexandre Baroni

19:20 – Palestra: Inovação Disruptiva: Um mercado em constante transformação – Fernando Arbache

20:30 - Encerramento

ALEXANDRE BARONI - Palestra: Caminhos para a Indústria 4.0 brasileira: Iniciativas de empresas locais

Mini-currículo: PhD em Engenharia, Doutor em Engenharia, Mestre em Engenharia e Engenheiro Mecânico. Empresário, pesquisador, professor e consultor com mais de 25 anos de experiência.

O palestrante tratará dos desafios do mercado, abordando temas como oferta e demanda, o ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, a trajetória que empresas locais podem seguir para a Indústria 4.0, soluções personalizadas, a pressão permanente sobre os custos, o aumento da disponibilidade de produto e entrega rápida.

FERNANDO ARBACHE - Palestra: Inovação Disruptiva - Um mercado em constante transformação

Mini-currículo: Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Industrial pela PUC/Rio, é Coordenador da FGV em cursos de Gestão.

O painelista desenvolve pesquisas de competências comportamentais, modelos para geração de indicadores de aprendizados para inovação, assim como de competências essenciais para inovação (curva de aprendizado e gaps de competências) e obtenção de retorno sobre os investimentos. Durante a sua fala, ele vai comentar sobre os impactos da inovação em nosso cotidiano, o surgimento de um novo mercado e novos comportamentos, além de argumentar em torno de que já não se deve perguntar “se” a Inovação disruptiva irá atingir nossas vidas, mas “quando isso acontecerá”.

LUÍS LAMB - Palestra: Estratégias de incentivo à inovação do Governo do RS

Mini-currículo: Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. Possui formação em Ciência da Computação e Mestrado em Computação (UFRGS) e PhD pelo Imperial College London.

Ele falará sobre o papel das inovações tecnológicas na economia do século 21, abordando aspectos como o cenário econômico global, a nova economia baseada em conhecimento, o papel da inovação neste contexto, além de projetos do governo gaúcho para fomentar o sistema de inovação e empreendedorismo do RS, gerar novos negócios e agregar valor à matriz econômica tradicional.

4º Fórum IBTeC de Inovação

DATA: 26 de setembro de 2018 (Quarta-feira)
HORÁRIO: 16h30min
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Locanda Hotel - Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

 

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Credenciamento

17:00 – Abertura e premiação dos vencedores do IBTeCHDay

17:20 – Palestra 1: Gestão Informatizada da Manufatura e a Indústria 4.0 - Márcio Belli: Gerente Comercial da Operacional Solution

18:00 – Painel EXCLUSIVO DEBATES, com mediação da Jornalista do Grupo Sinos - Mary Silva

  • Suprimentos Indiretos também são Estratégicos - Eliandro Arena: Diretor de Gestão Comercial da BR Supply
  • Design e Inovação, uma abordagem para SERvir - Leonardo Schnorr: Gerente da Grendene S/A
  • A Revolução Digital e o Modelo de Negócio Marketplace: Para onde vamos? - Guilherme Artiles: Co-founder e COO do Marketplace da HubSales

19:00 – Coffee break

19:30 – Palestra 2: Inovação e a transformação digital: como será o amanhã? - Marcelo de Elias: Administrador de empresas e um dos maiores especialistas em Gestão de Mudanças e Inovação do país.

ELIANDRO ARENA - Palestra: Suprimentos Indiretos também são Estratégicos

Diretor de Gestão Comercial da BR Supply

Formado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas (UFRGS), Governança Corporativa (Fundação Dom Cabral) e MBA (Fundação Getúlio Vargas), tem sólida experiência na condução de empresas no processo de profissionalização da Gestão e preparação para consolidações de mercado. Disciplina e capacidade de organização para atuação turn around e consolidada vivência na estruturação operacional de negócios em expansão geográfica fazem parte do perfil do profissional. Dentre as suas habilidades, destacam-se: Planejamento de Negócios, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Orçamento e Reengenharia de Organização.

GUILHERME ARTÍLES - Palestra: A Revolução Digital e o Modelo de Negócio Marketplace - Para onde vamos?

Co-founder e COO da HubSales

Graduado em Engenharia da Computação (Universidade Santa Úrsula) e MBA em Administração de Organizações (USP), Guilherme Artíles já promoveu grandes projetos em diversas empresas, como por exemplo, Gestão de Logística Reversa e troca de Centros de Distribuição do Magazine Luiza. Atuou como Gerente de Planejamento e Processos no E-commerce Dafiti, e também foi responsável pela criação da primeira Loja Virtual de varejo de alimentos do interior de São Paulo, o Savegnago.

LEONARDO SCHNORR - Palestra: Design e Inovação, uma abordagem para SERvir

Gerente da Grendene S/A

Leonardo Schnorr é um eterno aprendiz do ecossistema de inovação da moda e design. Curioso, pensador, prático, lidera equipes na área de design e inovação na Grendene  É mestre pela Escola de Administração da UFGRS e bacharel em Administração, pela Unisinos.

MARCELO DE ELIAS - Palestra: Inovação e a Transformação Digital - como será o amanhã?

Administrador de Empresas e um dos maiores especialistas em Gestão de Mudanças e Inovação no país

Premiado pela Associação Brasileira de Liderança como o melhor palestrante sobre Mudanças e Gestão, um dos palestrantes destacados pela revista TED, que apresentou as referências no mercado de palestras, Marcelo de Elias tem Mestrado em Inovação, Empreendedorismo e Design Thinking. É administrador com MBA (USP e FGV) e MBA Executivo Internacional (Universidade de Tampa na Florida/EUA), e realizou intercâmbio técnico-profissional em diversas empresas americanas. Com experiência como executivo de Recursos Humanos, professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey é diretor da consultoria Academia de Empresas, empreendedor e empresário. Fundador do portal Universidade da Mudança, que reúne conteúdo sobre mudanças, ele ainda assina colunas em sites e revistas e é coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas e autor do audiolivro bestseller Como ser um RH Estratégico.

MÁRCIO BELLI - Palestra: Gestão Informatizada da Manufatura e a Indústria 4.0

Gerente Comercial da Operacional Solution

Com MBA em Gestão Empresarial (FGV) e pós-graduação em Administração (FGV) e em Análise de Sistemas (FURB), Márcio Belli é graduado em Processamento de Dados (FURB), possui formação técnica em Eletrônica (CEDUP) e curso de Formação de Gestores (FDC). Em sua experiência profissional se destaca a soma de 25 anos em que trabalhou para duas das maiores empresas do segmento têxtil no País - 16 na Vicunha e 9 na Hering. Exerceu ao longo de sua vida profissional cargos de chefia na área de Tecnologia e de gerência em setores como TI e Operações, e também na área comercial de segmentos como os de Fibras e Químicos, de Malhas e de Sistemas, tendo trabalhado ainda como consultor de Gestão Comercial.

Inovação Colaborativa

DATA: 5 de outubro (quinta-feira)
HORÁRIO: 17h
DURAÇÃO: 4h
IDEALIZADOR: IBTeC
EXECUTORES: IBTeC, NIT e Sebrae
LOCAL: Locanda Hotel - Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo/RS
PÚBLICO-ALVO: Empresários, profissionais das áreas de desenvolvimento, criação/design, processos produtivos, controle da qualidade, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse no assunto.

PROGRAMAÇÃO

16:30 – Credenciamento

17:00 – Abertura e Premiação do IBTeCHDay

17:20 – Palestra: Potencializando a inovação através da colaboraçãoFelipe Ost Scherer (Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação)

18:10 – Palestra: Os desafios da competitividade – Inovação na Indústria – Carlos Alberto Fadul (Fundação CERTI/SC)

19:00 – Coffee break

19:20 – Painel: Exclusivo Debates - Inovação na Prática

  • Alessandra Mascarello – Aché Laboratórios
  • Marlin Kohlrausch – Presidente da Calçado Bibi
  • Marco Aurélio Copetti – Gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae
  • Paulo Griebeler – Presidente Executivo do IBTeC


INVESTIMENTO:

  • Associado IBTeC = R$ 30,00

  • Micro ou pequena empresa = R$ 30,00

  • Estudante = R$ 30,00 (mediante apresentação do comprovante de matrícula)

  • Público em geral = R$ 60,00

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies