Institucional

Acreditações, Certificações e Reconhecimentos

institucional-acreditacoes.innmetro
CGCRE

Os laboratórios do IBTeC possuem ensaios laboratoriais acreditados, segundo os requisitos estabelecidos da norma NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração), junto à CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO desde 2004. Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios laboratoriais, conforme Escopo de Acreditação.

REDE METROLÓGICA
REDE METROLÓGICA

O IBTeC é associado com a Rede Metrológica do estado do Rio Grande do Sul desde 1994. Desde então, os ensaios laboratoriais realizados nos Laboratórios Físico-Mecânico e Químico, Laboratório de EPI (Luvas, Vestimentas e Calçados), Laboratório de Substâncias Químicas Restritivas, Laboratório de Microbiologia e Laboratório de Biomecânica passaram a ser reconhecidos pela Rede.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA/COORDENAÇÃO-GERAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
MINISTÉRIO DA ECONOMIA/COORDENAÇÃO-GERAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

O Ministério da Economia/ Coordenação-geral de Segurança e Saúde no Trabalho é o órgão que fiscaliza e regulamenta o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Os laboratórios do IBTeC são credenciados pelo órgão para a realização de vários testes de ensaios laboratoriais para avaliação da conformidade.

SATRA
SATRA

A acreditação dos laboratórios do IBTeC junto o SATRA iniciou em 2002.

O SATRA é uma organização independente de pesquisa e testes estabelecido no Reino Unido desde 1919. Por ser considerado uma autoridade técnica líder em calçados e couro e ter reconhecimento mundial como provedor de serviços laboratoriais, equipamentos, materiais e métodos de teste, além de possuírem equipes técnicas e de pesquisa que auxiliam os laboratórios membros a desenvolver ideias referente a materiais e possibilidades de construção, esta acreditação facilita e agiliza os ensaios exigidos pelas empresas exportadoras, tanto de produtos como de componentes e reconhece os ensaios laboratoriais realizados nos laboratórios Físico-Mecânico e Químico, Laboratório de EPI (Luvas, Vestimentas e Calçados) e Laboratório de Substâncias Restritivas.

CPSC
CPSC

Os laboratórios de ensaios do IBTeC possuem reconhecimento da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, em inglês United States Consumer Product Safety Commission (CPSC) para a utilização de seus métodos de testes, conforme escopo, na realização de ensaios laboratoriais.A CPSC é uma agência independente do governo dos Estados Unidos, que visa promover a segurança dos produtos de consumo. Os ensaios laboratoriais reconhecidos por esta incluem: determinação de chumbo em tintas, chumbo em produtos infantis metálicos e não-metálicos, chumbo em jóias, bijuterias e enfeites metálicos, e determinação de ftalatos em brinquedos e produtos de uso infantil.

ISO
ISO

O IBTeC possui a certificação pela ISO 9001 desde 2004. A ISO 9001 é uma norma internacional que certifica um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização e especifica os requisitos necessários que a empresa deve seguir para atender os princípios da gestão da qualidade. Os processos certificados englobam execução de ensaios laboratoriais físicos, químicos, biomecânicos e microbiológicos, prestação de serviços de consultoria técnica para o aprimoramento de produtos e processos no segmento coureiro-calçadista, de componentes e EPIs.

ABNT
ABNT

Sob a acreditação da ABNT são realizadas certificações de produtos que comprovem, através das normas técnicas, o desempenho adequado quanto aos requisitos de qualidade, conforto e saúde dos pés.

A Secretaria do CB-11 Comitê Brasileiro do Couro e Calçado está sediada no IBTeC e elabora as normas do conforto.