O IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, há 47 anos atua ofertando soluções através do mais amplo portfólio de serviços técnico-científicos para a indústria coureiro-calçadista, de componentes, EPIs e têxtil.
Situado no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, região considerada maior Cluster calçadista brasileiro, o IBTeC atende aos quesitos de normas técnicas, de qualidade e performance em produtos e materiais, por meio dos serviços de avaliação com ensaios na área de biomecânica, físico-mecânicos, de microbiologia e análise de substâncias restritivas.
Na área de segurança do trabalho realiza ensaios para obtenção e renovação de CAs para EPIs, calçados, luvas, tecidos e componentes. Atuamos ainda com consultoria técnica na capacitação da indústria, gestão de varejo e fornecedores, otimizando a venda ao consumidor final.
O IBTeC mantém convênios de cooperação tecnológica e científica com escolas técnicas, universidades e órgãos de fomento, o que possibilita o alinhamento de suas pesquisas com as demandas do mercado.
Valores
- Sustentabilidade organizacional e da cadeia de valor.
- Competência técnica diferenciada.
- Compartilhamento do conhecimento.
- Geração de valor agregado.
- Inovação continuada.
Missão
Criar e aplicar soluções tecnológicas diferenciadas para aumentar a competitividade internacional e o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira, especialmente do sistema coureiro-calçadista.
Visão
Ser a entidade de referência nacional e internacional no desenvolvimento e implantação de soluções de tecnologia e inovação, capazes de agregar valor diferencial no posicionamento da indústria brasileira no mercado global, especialmente do sistema coureiro-calçadista.
Politíca da qualidade
Prestar serviços tecnológicos com confiabilidade e qualidade, visando suprir as necessidades dos clientes internos e externos, dentro dos padrões éticos, buscando a melhoria contínua.
Desafios estratégicos do IBTeC
- Liderar a oferta da inovação tecnológica em materiais e componentes.
- Atuar na eliminação de barreiras técnicas às exportações de calçados.
- Apoiar a implantação da TIB (tecnologia industrial básica) como ferramenta de acesso a mercados.
- Disponibilizar soluções inovadoras de forma acessível - em especial para as empresas de pequeno e médio porte.
- Manter infraestrutura de tecnologia e inovação, no estado da arte - no mais alto nível de desenvolvimento (recursos humanos e laboratoriais).
- Inovar com sustentabilidade, garantindo o crescimento contínuo do Instituto.
- Buscar reconhecimento nacional e internacional na oferta de serviços tecnológicos e de inovação.