Notícias

Como criar produtos sustentáveis para um consumidor cada vez mais informado e ávido pelo consumo de moda?

Como criar produtos sustentáveis para um consumidor cada vez mais informado e ávido pelo consumo de moda? 18 ABRIL

O consumidor, que deixou de ter um comportamento de massa a partir das mudanças nas formas de como recebem informações foi o foco da palestra do português Mario Viana, no Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, na noite de 17 de abril. Viana salientou que as formas de consumir informações se transformaram, mudando as necessidades das marcas na busca da conexão com estes consumidores.

Sobre o tema da palestra, “Sustentabilidade e tecnologia para o mercado calçadista – como e por onde começar?”, o palestrante salientou que as marcas precisam se posicionar a partir da ótica do consumidor, das suas necessidades e dos seus desejos. E citou as redes sociais como a principal ferramenta de comunicação direta para quem atua na área de moda – a realidade das redes sociais alavanca vendas, porque é um canal onde as pessoas podem se definir, a partir dos produtos e das marcas que elas curtem e que vêem seus influenciadores curtindo. Ele fez uma analogia sobre a necessidade que os homens têm de viver em tribos, e que ao “curtir” um post nas redes sociais, a pessoa já experimenta a sensação de pertencimento que dá sentido à vida. Na rota das mudanças do comportamento de consumo, está o excesso de ofertas, literalmente “na mão” das pessoas, que podem chamar um meio de transporte, seu jantar e até comprar todas as suas roupas e calçados sem sair de casa.

E neste mundo cada vez mais conectado, há uma parcela cada vez mais significativa que busca produtos sustentáveis. “Este ainda é um segmento que busca caminhos”, afirmou o palestrante. Ele apresentou o case da Mary Jane, uma marca de tênis femininos para skatistas, que criou um tênis 100% biodegradável. E salientou que o produto só se tornou realidade porque todo o projeto de desenvolvimento baseou-se na filosofia de colaboração. Rhodia e Calçados Wirth buscaram parceria entre fornecedores, para chegar a um calçado com alto apelo de moda, com muita leveza e percepção de conforto, com todos os componentes biodegradáveis.

Para o palestrante, CEO da M360 Gestão de Branding, “as marcas precisam ter consciência de que nenhum projeto de sustentabilidade será sucesso se não tiver apelo de design e moda”. As perspectivas para o surgimento de produtos sustentáveis são cada vez melhores, “porque nunca houve tanta pesquisa nesta área”, acredita Mário Viana.    Ele lembrou ainda que sustentabilidade precisa ser vista a partir de três pilares: as pessoas (condições e meios de trabalho para todos os envolvidos no processo), ambiente (impacto dos resíduos sobre o meio ambiente) e materiais usados – que todos sejam comprovadamente sustentáveis.

O Happy Hour com Tecnologia conta com apoios de Rhodia Solvay Group, Covestro e Zahonero.