Notícias

Como o setor calçadista pode se beneficiar da Nanotecnologia, tema do Happy Hour com Tecnologia de maio, no IBTeC

Como o setor calçadista pode se beneficiar da Nanotecnologia, tema do Happy Hour com Tecnologia de maio, no IBTeC 26 ABRIL

“Nanotecnologia – como o setor calçadista pode se beneficiar” será o tema que o vice-presidente do IBTeC, pós-doutor em Química, Valdir Soldi, abordará no Happy Hour com Tecnologia do mês de maio. Agendada para o dia 15 de maio, a partir de 18h30min, a palestra terá a colaboração do pós-doutor em microbiologia de materiais,  Markus Wilimzig.

Os pontos de discussão do encontro serão nanotecnologia – conceito, estruturas, sistemas; tendências e impacto na economia; setor calçadista – panorama atual e aplicações; sistemas antifúngicos e antibacterianos de base nanotecnológica; mau cheiro em calçados – a nanotecnologia pode resolver?

O vice-presidente do IBTeC é pós doutor em Química pela Rutgers University-New Jersey-USA. Sua origem acadêmica é de Santa Catarina, onde formou-se em Química e fez Mestrado também em Química, pela Universidade Federal-UFSC e doutorado pela Universidade de São Paulo-USP. No setor calçadista, é também gestor do CB-11 (Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT). Valdir Soldi é Pesquisador IC (CNPq) e colaborador nos programas de pós-graduação em Química e Engenharia e Ciência dos Materiais da UFSC-SC e do Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da FEEVALE-NH-RS. Como pesquisador, atua no estudo das propriedades de materiais poliméricos e de sistemas nano-estruturados para incorporação e liberação de substâncias ativas.

O palestrante convidado, Markus Wilimzig, é doutor em Biologia e Bioquímica pela universidade Bielefeld, na Alemanha. Fez pós-doutorado em microbiologia de materiais pela Universidade de Hamburg, também na Alemanha. A graduação em Biologia foi feita na Universidade de Hamburg. Desde 2010 atua como pesquisador e coordenador do laboratório de microbiologia do IBTeC, com ênfase em biodegradação e tratamento com biocidas de materiais da área calçadista. Markus é alemão e vive e trabalha no Brasil desde 2002.

A participação no Happy Hour com Tecnologia do IBTeC é gratuita e a confirmação pode ser feita pelo telefone (51) 3553-1000, ou pelo e-mail eventos@ibtec.org.br. Como contrapartida, a instituição solicita aos participantes a doação de 1kg de alimento não perecível, para encaminhar ás instituições apoiadas pelo instituto.