Notícias

Equipe do IBTeC se exercita no Dia do Desafio

Equipe do IBTeC se exercita no Dia do Desafio 29 MAIO

Anualmente, sempre na última quarta-feira de maio, é realizado em nível mundial o Dia do Desafio. A proposta é que as pessoas interrompam suas rotinas para praticar algum tipo de atividade física. Estimulada pela presidência, a Comissão de Integração do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) convidou o Sesc/NH que - através do Sistema Fecomércio/RS realiza na data diversas ações - para organizar uma dinâmica com ginástica laboral envolvendo o público interno da instituição.

A educadora física Thamara Pias, do Sesc/NH visitou a sede do IBTeC na tarde desta quarta-feira (29) e, de forma descontraída e muito animada orientou a equipe na realização de uma série de exercícios. A profissional salienta que os exercícios, quando realizados de forma correta, melhoram a mobilidade, fortalecem as articulações, aliviam tensões e até mesmo podem prevenir lesões por esforço repetitivo no trabalho. “A intensão é fazer as pessoas refletirem de forma descontraída sobre os benefícios que as atividades físicas podem proporcionar e, a partir desse entendimento, se sintam estimuladas a se exercitar no cotidiano”, pontuou a especialista.

Ela lembrou que com 15 minutos consecutivos de exercícios de alongamento por dia, ou no mínimo três vezes por semana, já dá para sentir benefícios. Mas para quem deseja melhorar o condicionamento físico a carga é maior. “Neste caso, são necessários de 30 minutos a uma hora de exercícios, sempre sob orientação de um profissional especializado”, explica.

O Dia do Desafio: Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. No Rio Grande do Sul a ação é conduzida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Além dos próprios participantes, o convite à atividade física regular em benefício da saúde busca envolver a todos - poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários locais.