Notícias

Fábrica Conceito: Inovações na área de gestão

Fábrica Conceito: Inovações na área de gestão 13 FEVEREIRO

O tema da Fábrica Conceito 2019 é “A tecnologia da informação a serviço da indústria calçadista”. Na décima edição do projeto, os visitantes poderão ver uma fábrica realmente inovadora na área de gestão, com sistemas de integração de máquinas e equipamentos que aumentam a produtividade das indústrias e garantem controle da performance da produção em tempo real.

São ferramentas que permitem aos gestores de produção fazerem as correções de rota imediatas, para garantir o cumprimento da programação diária de produção. Entre os programas, estão o Inteligente System Sazi, que monitora as condições das máquinas e equipamentos, alertando quando houver qualquer alteração nas condições de trabalho do equipamento. Outro sistema, o Smart Control, mostra a performance da produtividade, a cada minuto.

Calçados Kildare de Novo Hamburgo, e Arezzo, de Campo Bom, serão as marcas que produzirão na feira. As duas indústrias desenvolveram inovações especialmente para apresentar no projeto.

A Fábrica Conceito terá como parceiros master Arezzo, Calçados Kildare, BASF e Covestro.

A unidade de produção do Senai dentro da Fábrica Conceito produzirá um sapato com solado anabela, totalmente desenvolvido pelos alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado, através de um concurso interno. O modelo também traz em sua construção palmilha de conforto e cabedal totalmente em couro.

Entre os apoiadores está a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados. A entidade apresentará o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), que propõe soluções para melhorar a produtividade da indústria.

Nos três dias de feira, serão produzidos 900 pares de calçados da marca Arezzo, 450 da Kildare e 900 do Senai. Além dos alunos da Escola do Calçado do Senai, a Fábrica Conceito contratará operários que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho.