Notícias

IBTeC abre nova turma do curso de extensão MTM – Movimentos, Tempos e Métodos –

IBTeC abre nova turma do curso de extensão MTM – Movimentos, Tempos e Métodos – 17 JUNHO

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – está organizando a segunda turma do curso de extensão MTM – Movimentos, Tempos e Métodos. “Para gerenciar é preciso medir”, prega o instrutor, engenheiro de operações mecânicas Leonardo Cataldo, especialista em MTM pela VW/SP, sênior em programas de treinamentos a mais de quarenta anos junto a projetos nas empresas, com registro no CREA/RS.

Com um total de 42 horas, será realizado a partir de 1º de julho, sempre às segundas-feiras, no horário das 8h30min às 11h30min.  As aulas ocorrerão na sede do IBTeC – rua Araxá, 750 – bairro Ideal – Novo Hamburgo. O foco do  curso são engenheiros de produção, técnicos em gestão de produção ou organização e métodos, cronometristas, cronoanalistas e projetistas de máquinas e equipamentos, ou seja, profissionais da área industrial envolvidos com projetos e medições de tempo.

Entre os objetivos estão: calcular o tempo padrão sem utilização de cronômetro pelo cálculo dos movimentos do corpo humano; calcular tempo ganho em melhorias e mudanças de projetos; desenvolver alternativas e cálculos para projeto de postos para estudo da capacidade máxima de produção; análise de habilidades e esforço de funcionários para definição de potenciais frente a postos de trabalho; preparação de postos  de trabalho para a filmagem e ou cronometragem.

As inscrições estão abertas, e podem ser feitas no IBTeC, pelo telefone (51) 3553-1000, ou pelo e-mail eventos@ibtec.org.br, com Marcela Chaves. Associados do IBTeC têm desconto especial no custo, que pode ser parcelado em até quatro vezes.