A Metalização Igrejinha (Igrejinha/RS) recebeu, em 1º de setembro, a certificação do programa Origem Sustentável. Único a acreditar empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG (Environmental, social, and corporate governance) no mundo, o programa realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) já conta com 20 empresas certificadas e outras mais de 60 em processo de certificação.
A empresa iniciou o processo para certificação em agosto do ano passado e sempre teve preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, social e econômico. “Mas foi a partir da adesão ao Origem Sustentável que conseguimos organizar e mensurar tudo o que já fazíamos”, ressalta o diretor da empresa, Luiz da Silva. Entre as boas práticas, está o aproveitamento da água da chuva para utilização nos banheiros e para refrigeração das injetoras utilizadas no processo produtivo e uma usina solar com 230 placas, que representam 30% da energia utilizada pelo estabelecimento.
Outros exemplos são a separação do lixo para reciclagem e a recentemente inauguração de um novo prédio todo pensado para ser adequado às diretrizes do Origem Sustentável. O telhado recebeu instalações de placas solares e preparado para coleta da água da chuva. “Temos metas de aumentar nossa usina solar e a coleta de água nos próximos anos, podendo utilizar esse recurso em mais áreas da empresa”, conclui o empresário
Crédito da foto: Divulgação
Fonte: Metalização