Notícias

Novos materiais, tecnologias e produtos Para o setor de calçados será tema do Happy Hour Com tecnologia do IBTeC, dia 16/09

Novos materiais, tecnologias e produtos Para o setor de calçados será tema do Happy Hour Com tecnologia do IBTeC, dia 16/09 14 SETEMBRO

Novos materiais, tecnologias e produtos – qual a importância para o futuro do calçado brasileiro?” Este será o tema do próximo Happy Hour com Tecnologia do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, dia 16 de setembro, quarta-feira.

Mais uma vez, o evento marcado para as 18h acontecerá no formato de live, com transmissão pelos canais oficiais do Instituto no Facebook - https://www.facebook.com/ibtecbrasil e no Youtube  https://www.youtube.com/ibtecbrasil.

Como debatedores, o CEO da Top Shoes Brasil Group, Gustavo Dal Pizzol; o gerente sênior do segmento de calçados da BASF, Heitor Barbosa, e o diretor de 2D Materials (2DM, Singapura), Dr. Ricardo de Oliveira. O vice-presidente executivo do Instituto, Dr. Valdir Soldi, será o mediador.

Elencados como pontos de discussão, os temas: novos materiais, tecnologias e produtos; aplicações, funcionalidade e performance em calçados; a evolução da impressão 3D e a sua aplicação no setor calçadista, e por que o grafeno é considerado o material do futuro?

Gustavo Dal Pizzol é empreendedor desde muito jovem, tendo iniciado a carreira profissional aos 16 anos. Fundou em 2004 a Top Shoes Brasil Group, voltada ao desenvolvimento de projetos e soluções criativas para a indústria calçadista. Sempre na vanguarda e com a inovação no seu DNA, a empresa tornou-se referência nacional em design, tecnologia e projetos de cocriação e sustentabilidade para o setor calçadista. O grupo expandiu investindo em tecnologias pioneiras no Brasil com a Fiber, empresa do grupo que une técnicas de tricô a sistemas inteligentes 3D KNIT. Sua mais nova empresa - a GATE 3D, norteia atividades com tecnologias mundiais de impressão 3D de alta velocidade e produtividade.

Heitor Barbosa, gerente sênior do segmento de calçados da BASF, é graduado em Engenharia Mecânica, pela Escola de Engenharia Mauá e possui MBA em administração estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolveu uma carreira de mais de 20 anos no segmento automotivo, atuando como engenheiro de produto, se especializando em dinâmica veicular, tendo trabalhado em multinacionais americanas como Dana Corporation e General Motor tanto no Brasil como EUA. Juntou-se à BASF em 2008, como engenheiro de produto sênior, atuando na divisão de poliuretano microcelular para a indústria automotiva, onde em 2010 também passou a acumular responsabilidades comerciais e estratégicas. Em 2016, novamente outra mudança de negócio, tornou-se o responsável Comercial e de Marketing na América do Sul para a divisão de catalisadores automotivos da BASF e, finalmente em 2019, assumiu o atual desafio, na divisão de performance material como gerente sênior de negócios na América do Sul, para o segmento de bens de consumo, o que inclui alguns subsegmentos com a divisão de Footwear, Appliances, Furniture e Power Tools.

Ricardo de Oliveira, diretor da 2D Materials (2DM, Singapura), é doutor em Química pela UFSC. Foi professor universitário da UCS e da UFRGS. É pesquisador sênior e gerente do Laboratório de Desenvolvimento Industrial no Centro de Materiais 2D Avançados (CA2DM) da Universidade Nacional de Singapura (NUS), onde desenvolveu uma tecnologia única de produção de grafeno.  Também é membro do comitê técnico TC229 da ISO para criação de novas normas em nanotecnologia, incluindo para o grafeno. Tem mais de 20 anos de experiência em ciência e engenharia de materiais. Atualmente lidera a empresa 2D Materials, em Singapura, na expansão da fronteira da aplicação de materiais por meio do uso de grafeno de alto desempenho.

Como patrocinadores do evento, o IBTeC conta com ColorgrafCovestroGrupo StickfranKillingMerkator Feiras e EventosSolvay Group/Rhodia e Zahonero.