Notícias

O adeus a Cláudio Strassburger - o primeiro Presidente do IBTeC

O adeus a Cláudio Strassburger - o primeiro Presidente do IBTeC 06 NOVEMBRO

O empresário e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul - Cláudio Enio Strassburger morreu aos 95 anos, no último dia 1º/11, em Novo Hamburgo-RS. O corpo foi velado na Câmara de Vereadores de Campo Bom-RS na manhã da quinta-feira (2) e a cerimônia de cremação foi realizada às 16h, no Parque Jardim da Memória, em Novo Hamburgo, no mesmo dia. A causa da morte não foi informada.

Strassburger foi deputado federal (1978) e secretário estadual da Indústria e Comércio, entre 1975 a 1978, quando foi eleito deputado federal. Mais tarde, em 1982, venceu a eleição para o governo do Estado como vice na chapa de Jair Soares, pelo antigo PDS, partido ao qual Strassburger presidiu no RS, e corresponde ao hoje partido Progressistas.

Empresário, ele também fundou em 1968, Campo Bom, a Strassrburger S/A Indústria e Comércio, empresa pioneira na exportação de calçados do Brasil para a Europa. Ele deixa quatro filhos - Carlos, Oscar, Vitória e Carmen -, além de netos e bisnetos.

O governador do RS, Eduardo Leite, decretou luto oficial de três dias pela morte de Strassburger.

 

Um legado para o setor e o pioneirismo para as exportações de calçados

A morte do empresário gerou comoção entre o empresariado regional, onde o calçadista fez história como um dos pioneiros do setor. Entre os feitos na carreira de Strassburger está o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTec), em Novo Hamburgo.

Strassburger foi o primeiro presidente da entidade, sendo um dos idealizadores do instituto. “Para nós, do IBTeC, a perda é do nosso primeiro presidente”, afirma o atual presidente do Instituto, Valdir Soldi.

“O País perde um grande empresário, e o setor calçadista perde um dos líderes responsáveis pela nossa história como exportadores de calçados. Ele foi, com certeza, um dos responsáveis pela pujança do setor calçadista no Vale do Sinos”, destaca Soldi.

O presidente do Instituto destaca também que Strassburger teve “importância histórica” para o desenvolvimento das exportações brasileiras de calçados. “Foi ele que liderou um movimento de busca por mercados para os calçados produzidos no Brasil. Ele foi pessoalmente ao exterior, estabelecer contatos e buscar informações sobre as exigências dos varejistas europeus e norte-americanos para que o Brasil pudesse exportar para aqueles mercados”, ressalta Soldi. “E foi a partir destas interações que ele detectou a necessidade de ter um instituto que reunisse técnicos que pudessem qualificar a mão de obra e testar a qualidade dos produtos para oferecer maior credibilidade aos compradores internacionais que começavam a importar calçados brasileiros”, finaliza.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies