Notícias

O futuro do setor coureiro-calçadista será discutido na Semana do Calçado: IBTeC realizará dois eventos (IBTeCHDAY e Fórum IBTeC de Inovação)

O futuro do setor coureiro-calçadista será discutido na Semana do Calçado: IBTeC realizará dois eventos (IBTeCHDAY e Fórum IBTeC de Inovação) 13 SETEMBRO

O aumento da competitividade do calçado brasileiro frente ao mercado global exige adaptação do setor, que não depende mais de preços, e sim do valor agregado, do design e das tecnologias que resultem em conforto, performance e sustentabilidade que possam ser percebidos pelo consumidor final. É neste contexto que as principais entidades do setor coureiro-calçadista realizarão na cidade de Novo Hamburgo/RS sete atividades durante a Semana do Calçado 2018 no período de 16 a 27 de setembro, tendo como slogan Faça a diferença.

PROGRAMAÇÃO

IBTeCHDAY
O IBTeCHDAY - maratona de desafios tecnológicos - é a atividade que abre a Semana do Calçado. Para este ano, o IBTeC traz uma inovação, com a possibilidade de participações a distância, a partir de um link de comunicação, o que dá projeção nacional ao evento. Com inscrições abertas até dia 12 de setembro, o evento será realizado dia 16 de setembro, das 8h às 19h, na sede do instituto (rua Araxá, 750 - Novo Hamburgo). Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual).

A maratona de desafios tecnológicos tem como objetivos buscar soluções tecnológicas para os principais gargalos do setor, e identificar potenciais projetos inovadores, estruturando rede colaborativa para o desenvolvimento de inovações e integrando profissionais e empresas de diversas áreas do conhecimento. Idealizado pelo IBTeC, a maratona tem como parceiros Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc. O número de vagas é limitado em 120 participantes presenciais e 40 no módulo online.

Materioteca
Nos dias 18 e 19 de setembro, Assintecal e Sebrae realizarão na sede do Instituto by Brasil (rua Júlio de Castilhos, 526), a Materioteca. Nos dois dias, empresas do setor coureiro calçadista poderão visitar a mostra, no horário das 13h30min ás 17h, para conhecer os materiais expostos pelos associados da Assintecal no Inspiramais 2019. O propósito é auxiliar as empresas na busca de novos fornecedores, e de inspirações para suas coleções. Os atendimentos serão individualizados e agendados antecipadamente. Entre os materiais que poderão ser vistos, estarão tecidos, couros, enfeites, saltos e solados.

Seminário Comercial
O Seminário Comercial terá dois eventos este ano. No dia 18, Mauricio Di Bonifacio falará na sede da ACI - NH/EV/CB, a partir das 17h, sobre Canal de Venda B2B Digital e seu uso na Indústria Calçadista. Já no dia 19, das 8h às 10h, o Seminário realizado pela Fenac e pelo Sebrae trará  o palestrante Ricardo Felipe Lemos para falar sobre vendas. Estratégias inteligentes: transforme dificuldades em vendas será o tema  abordado. A palestra será realizada no Auditório 2 da Fenac, Rua Araxá, 505.

FF Meeting - Encontro de Parceiros
Promovido pela Abrameq, o FF Meeting será realizado no dia 24 de setembro, das 13h30min às 15h30min, no Salão de Eventos do IBTeC (rua Araxá, 750). Destinado a empresas calçadistas, de máquinas e componentes, é um encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista e de setores afins, com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo. Avançar nos debates da Indústria 4.0, buscando uma mobilização e um direcionamento para um movimento contínuo de modernização, é o objetivo da ação. O encontro é apoiado por Abicalçados, CICB e Assintecal.
   
Análise de Cenários
A Análise de Cenários é uma atividade que já faz parte da tradição da Abicalçados, Assintecal e CICB. Trata-se de encontro semestral, com empresários e lideranças do setor calçadista, para debater o cenário econômico, político e social, projetando o cenário para o próximo semestre. O Dr. em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis, será o palestrante, no dia 25 de setembro, a partir das 18h30min, no Hotel Locanda (rua Wendelino Henrique Klaser, 35). As inscrições são gratuitas para os associados da Abicalçados, Assintecal, CICB, IBTeC, Abrameq e Abiacav. Os não-sócios pagam R$50,00.

Fórum IBTeC de Inovação
O 4º Fórum IBTeC de Inovação, marcado para as 16h30min do dia 26 de setembro, tem como proposta disseminar o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, a fim de promover a inovação como um diferencial competitivo para a disseminação de conhecimento e inspiração para empresas do setor coureiro-calçadista, confecção, têxtil e EPIs. A programação se iniciará com a premiação dos vencedores do IBTeCHDAY, a maratona tecnológica promovida pelo IBTeC, no Hotel Locanda (rua Wendelino Henrique Klaser, 35).

Em seguida, Márcio Belli, diretor da Operacional Solution, fará a primeira palestra da tarde, falando sobre Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0.

Com MBA em Gestão Empresarial (FGV) e pós-graduação em Administração (FGV) e em Análise de Sistemas (FURB), Márcio Belli é graduado em Processamento de Dados (FURB), possui formação técnica em Eletrônica (CEDUP) e curso de Formação de Gestores (FDC). Em sua experiência profissional se destaca a soma de 25 anos em que trabalhou para duas das maiores empresas do segmento têxtil no País - 16 na Vicunha e 9 na Hering. Exerceu ao longo de sua vida profissional cargos de chefia na área de Tecnologia e de gerência em setores como TI e Operações, e também na área comercial de segmentos como os de Fibras e Químicos, de Malhas e de Sistemas, tendo trabalhado ainda como consultor de Gestão Comercial.
   
Na sequência, será apresentado o Painel Exclusivo Debates, com mediação da jornalista Mary Silva. Os casos apresentados serão Inovação na cadeia de suprimento. Suprimentos indiretos também são estratégicos, com o diretor de gestão comercial da BR Supply, Eliandro Arena dos Santos.

Formado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas (UFRGS), Governança Corporativa (Fundação Dom Cabral) e MBA (Fundação Getúlio Vargas), Eliandro tem sólida experiência na condução de empresas no processo de profissionalização da Gestão e preparação para consolidações de mercado. Disciplina e capacidade de organização para atuação turn around e consolidada vivência na estruturação operacional de negócios em expansão geográfica fazem parte do perfil do profissional que atualmente é diretor de Gestão Comercial da BR Supply. Dentre as suas habilidades, destacam-se: Planejamento de Negócios, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Orçamento e Reengenharia de Organização.

Na sequência, o tema será Design e inovação, uma abordagem para servir, com o gerente da Grendene S/A, Leonardo Schnorr.

Para finalizar, Guilherme Artiles, co-founder e COO do Marketplace da HubSales,  falará sobre A revolução digital e o modelo de negócio marketplace: para onde vamos?

Graduado em Engenharia da Computação (Universidade Santa Úrsula) e MBA em Administração de Organizações (USP), Guilherme Artíles já promoveu grandes projetos em diversas empresas, como por exemplo, Gestão de Logística Reversa e troca de Centros de Distribuição do Magazine Luiza. Atuou como Gerente de Planejamento e Processos no E-commerce Dafiti, e também foi responsável pela criação da primeira Loja Virtual de varejo de alimentos do interior de São Paulo, o Savegnago. Atualmente, atua como Co-founder e COO da HubSales.

Para o encerramento do fórum, o IBTeC trará Marcelo de Elias, um dos maires especialistas em gestão de mudanças e inovação no país. Palestrante internacional, requisitado como referência em futuro e as mudanças que a inovação nos apresentará nos próximos anos, já foi assistido por mais de 25.000 pessoas, em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior.

Premiado pela Associação Brasileira de Liderança como o melhor palestrante sobre Mudanças e Gestão, um dos palestrantes destacados pela revista TED, que apresentou as referências no mercado de palestras, Marcelo de Elias tem Mestrado em Inovação, Empreendedorismo e Design Thinking. É administrador com MBA (USP e FGV) e MBA Executivo Internacional (Universidade de Tampa na Florida/EUA), e realizou intercâmbio técnico-profissional em diversas empresas americanas. Com experiência como executivo de Recursos Humanos, professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey é diretor da consultoria Academia de Empresas, empreendedor e empresário. Fundador do portal Universidade da Mudança, que reúne conteúdo sobre mudanças, ele ainda assina colunas em sites e revistas e é coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas e autor do audiolivro bestseller Como ser um RH Estratégico.


FF Exchange
Para finalizar a programação da Semana do Calçado, Abicalçados, Abrameq, Assintecal e CICB realizarão no dia 27 de setembro, o evento FF Exchange – novos negócios para a indústria coureiro calçadista. Trata-se de uma rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando geração de negócios que solucionem os gargalos do setor.

O evento será realizado no formato de rodadas setoriais, com três minutos para cada  empresa fornecedora apresentar-se a cada uma das empresas compradoras, agilizando o processo e tornando a informação mais objetiva e direta ao ponto.

Podem participar como empresas âncoras, indústrias calçadistas, de curtume, máquinas e componentes. Como fornecedoras, poderão participar empresas vinculadas às áreas de gestão e TI, e-commerce e manufatura avançada. A resalização será no dia 27 de setembro, das 14h às 16h, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750).

Para participar, as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.semanadocalcado.com.br, ou diretamente com cada entidade responsável por cada atividade.