A 23ª edição do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal realizada na noite de 6 de março premiou como vencedora na categoria Imprensa a reportagem Tênis esportivos entram de sola no mercado de calçados. Realizada conjuntamente pela jornalista e diagramadora da publicação, Melissa Zambrano, e pelo editor jornalista, Luís Vieira, a matéria publicada na edição 333 (novembro/dezembro de 2022) aborda assuntos como o crescimento do mercado de tênis e tecnologias que auxiliam no conforto e na performance dos usuários.
Em sintonia com o tema central, a edição traz ainda na editoria Tecnologia dois artigos científicos também focados em tênis. Um comparando duas variáveis biomecânicas em diferentes modelos para corridas e outro sobre adesivos para solados.
A matéria foi inscrita em nome da Melissa, que já havia sido premiada pelo mesmo concurso em 2003. Além do troféu, a jornalista recebeu R$1.000,00 em dinheiro.
Esta foi a 11ª premiação nacional conquistada por matérias publicadas na Tecnicouro (10 Prêmio Primus Inter Pares Assintecal 2002, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2018, 2022 e 2023 e um prêmio Direções concedido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - Abicalçados - em 2015). Além desses, em 2012, uma reportagem sobre a sustentabilidade ambiental no setor conquistou a terceira colocação do Prêmio ISWA de Jornalismo, organizado pela International Solid Waste Association, de Viena/Áustria.
O Prêmio Primus Inter Pares Assintecal é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e tem por objetivo estimular e promover o setor de componentes para couro, calçados, artefatos e máquinas para couro e calçados, por meio de premiação e divulgação das empresas que se caracterizam por trazer soluções criativas e inovadoras, que tenham contribuído para a melhoria dos resultados do setor, para o fortalecimento de sua posição competitiva no mercado ou para a sua adequação aos interesses da sociedade.
A confraternização também foi marcada apresentação da nova identidade visual da Assintecal, que completou 40 anos, e pela certificação de empresas no programa Origem Sustentável.
Vencedores do 23º Prêmio Primus
Categoria: DESIGN - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Killing S.A Tintas e Adesivos LTDA
Case: Tecnologia a favor do design
Categoria: EXPORTAÇÃO COMPONENTES - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Pollibox Ecoadesivos LTDA
Case: Consolidando a marca em um contexto mundial
Categoria: EXPORTAÇÃO COMPONENTES - MICRO E PEQUENA EMPRESA
Primus Têxtil
Case: Exportação, um universo a ser explorado
Categoria: EXPORTAÇÃO MÁQUINAS - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Orisol do Brasil Indústria e Comércio de Máquinas LTDA
Case: Do mundo para o mundo
Categoria: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – COVESTRO - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Ambiente Verde Indústria LTDA
Case: Uma parceria pública-privada para uma solução inovadora de reaproveitamento de resíduos industriais e da coleta seletiva das famílias
Categoria: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – COVESTRO - MICRO E PEQUENA EMPRESA
Camaleoa Importação e Exportação
Case: Knit Filling
Categoria: SUSTENTABILIDADE - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Grupo Cofrag
Case: Tecnologia Sustentável gerando negócios e resultados
Categoria: SUSTENTABILIDADE - MÉDIA E GRANDE EMPRESA
Artecola Química
Case: Nobreza Sustentável ao resíduo - tecnologia exclusiva transforma em material de reforço sobras que levariam até 600 anos para se decompor
Categoria: IMPRENSA
Jornalista Melissa Zambrano (Revista Tecnicouro)
Case: Tênis esportivos entram de sola no mercado de calçados
Crédito da foto: Luís Vieira
Fonte: Assintecal