Notícias

Rhodia e Usaflex lançam solução inédita e sustentável para o setor calçadista

Rhodia e Usaflex lançam solução inédita e sustentável para o setor calçadista 05 JUNHO

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, mais uma vez inova e traz ao mercado uma solução inédita para o mercado calçadista em parceria com a Usaflex.

Um calçado produzido com solado a partir de injeção direta de PU (poliuretano) com sistema da Coim, utilizando matéria-prima da Rhodia, e com o cabedal em Knit feito com fio de poliamida biodegradável Amni Soul Eco®, também da Rhodia, abre novas possibilidades para a indústria calçadista agregando produtividade ao reduzir recursos e insumos em seu processo industrial e sustentabilidade e conforto ao usuário final.

O calçado é resultado de um projeto colaborativo, alinhado às tendências de mercado e de novos processos produtivos, que conta com a participação das empresas Rhodia (Grupo Solvay), Usaflex, Coim, Cofrag, Bertex, Polako, Linhasita e HS injetados. O produto está sendo apresentado na edição de junho do Inspiramais 2020_II, evento dedicado aos formadores de opinião e profissionais dos setores de moda, design, componentes e fornecedores para o setor de calçados, até amanhã, 05 de junho, em São Paulo.

Segundo Marlise Margaritelli, da unidade global de negócios Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay, o projeto colaborativo mostra o empenho de toda a cadeia do setor calçadista no desenvolvimento de soluções de acordo com as tendências de mercado: mais produtividade e sustentabilidade nos processos industriais e mais conforto, bem-estar, qualidade e design para o consumidor.

“A combinação destas tecnologias nesse projeto otimiza e reduz muitas etapas da produção de calçados No geral, de acordo com os nossos indicadores, há uma economia em torno de 30% no processo produtivo, considerando-se consumo de energia, água, insumos, equipamentos e mão-de-obra”, acrescenta Marlise Margaritelli.

O cabedal desse calçado foi feito a partir da primeira poliamida biodegradável do mundo, o fio têxtil Amni Soul Eco®, da Rhodia, e construído em Knit, uma técnica de tecelagem 3D, onde o fio dá lugar ao cabedal quase que totalmente pronto, permitindo que o calçado tenha estrutura, flexibilidade e leveza, mas também otimize a matéria prima e minimize o desperdício durante a produção. O cabedal foi feito pela Bertex, empresa especializada em componentes para calçados, que empregou todo o seu know-how em Knit no projeto.

A palmilha também produzida com Amni Soul Eco®, foi desenvolvida pelo Grupo Cofrag. E a linha de costura Green Fiber® da Linhasita garantiu que toda a montagem do tênis tivesse poliamida biodegradável, do início à finalização, reforçando o desenvolvimento de uma solução completa e sustentável para o calçado.

“A poliamida Amni Soul Eco®, além de amiga do meio ambiente, proporciona respirabilidade e oferece extremo conforto ao calçado, totalmente em sintonia com o propósito da Usaflex”, assinala Mayra Montel, da unidade global de negócios Fibras, do Grupo Solvay.

O projeto também inclui um solado especial bidensidade construído por injeção direta de PU (poliuretano) com sistema da Coim para atender os critérios de conforto, leveza e flexibilidade. Esse sistema de PU foi desenvolvido a partir de matéria-prima da Rhodia, que auxilia na simplificação do processo de produção do calçado. Uma das líderes no fornecimento de sistemas de poliuretano para a indústria calçadista, a Coim participa pela primeira vez dessa iniciativa de projeto colaborativo.

De acordo com Alexandre Matte Júnior, Analista de Gestão da Inovação da Usaflex, marca reconhecida no mercado, que foca o conforto e o bem-estar no calçado feminino, esse projeto colaborativo está em linha com as estratégias de crescimento da empresa para os próximos anos, através da oferta de produtos inovadores e sustentáveis ao mesmo tempo em que valorizam o conforto e o design dos calçados. Atualmente o portfólio da Usaflex reúne 800 modelos de calçados masculinos e femininos.