Notícias

“Tecnologia do grafeno - perspectivas e aplicações em calçados e componentes” foi o tema do Happy Hour com Tecnologia de março

“Tecnologia do grafeno - perspectivas e aplicações em calçados e componentes” foi o tema do Happy Hour com Tecnologia de março 23 MARÇO

O uso do grafeno pela indústria de calçados e componentes foi o tema do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, realizado neta quarta-feira, 22 de março de 2023. Como convidado da noite, o Instituto convidou o Diretor de Tecnologia da 2D Materials, de Singapura, Dr. Ricardo Oliveira - que contou com a mediação do vice-presidente executivo do IBTeC,  Dr. Valdir Soldi. Nesta edição, o evento aconteceu na modalidade híbrida, com apresentação no salão de eventos e pelos canais digitais oficiais da instituição no Youtube e no Facebook.

Ricardo contou que faz dez anos que foi trabalhar na Universidade Nacional de Singapura - a universidade mais importante da Ásia, e entre as dez maiores do mundo. Tem Doutorado em materiais em parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Ele fez um relato sobre a criação do grafeno, em 2009 pela universidade, que fundou o primeiro centro de grafeno do mundo. Explicou toda a estrutura do grafeno e suas especificidades, que é feito exclusivamente de carbono e salientou que a produção de grafeno vem crescendo - enfatizando que o produto exige certificação, que precisa ser solicitada aos fornecedores. "Produzir grafeno ainda é muito caro e difícil. Por isto a dificuldade de encontrar fornecedores", ressaltou.

De 2014 a 2017 foram criadas as primeiras normas de caracterização do grafeno - que é um material sintético, feito a partir do monóxido de carbono. Junto com o Comitê da ISO, foram analisadas mais de 200 amostras de materiais que eram comercializados como grafeno, e ficou constatado que a maioria não estava produzindo material que pudesse ser definido como tal - por suas características que eram de grafite. Em janeiro de 2023, finalmente o Brasil fez a tradução da norma pela ABNT, que passa agora a adotar a regulamentação da produção do material no país.

O mercado de grafeno é usado em todas as aplicações - tintas, compósitos, calçados, têxtil, eletrônicos, automobilístico e em inúmeros segmentos industriais que podem utilizar. Hoje, o grafeno é um dos materiais que registram os maiores crescimentos de demanda pelo mercado. Já há a consciência de que vai faltar este nanomaterial nos próximos anos. Por isto há muitas empresas investindo na ampliação de suas plantas produtivas.

Fazendo um relato do trabalho da 2D Materials e sua atuação no mercado internacional, Ricardo mencionou que a empresa atua em muitos segmentos e em empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes indústrias com inserção em todo o planeta.

Sobre indústrias de calçados, a primeira experiência da 2D foi com uma empresa chinesa de calçados profissionais de segurança para o setor de eletroeletrônicos. Um calçado com solado de borracha que teve a resistência à abrasão aumentada em 660%, com a adição de 5% de grafeno e permitiu condutividade da energia acima das expectativas do fabricante.

Entre as informações interessantes sobre a atuação da 2D Materials está a sua primeira aplicação de compósitos de grafeno, em 2008, para uma empresa da Austrália que fabrica capacetes utilizados pelo Exército do seu país. O objetivo era tornar o capacete mais leve e por isto mais confortável. Agora está sendo estudado o uso do grafeno na produção de coletes à prova de bala, em pranchas de surf, raquetes de beach tênis, em hélices de turbinas eólicas, linhas de transmissão de oleodutos e gasodutos, filmes de polipropileno, permitindo a retirada do alumínio.

No Brasil, a empresa desenvolveu uma tinta especial com uma empresa de Jaraguá do Sul/SC, para pintar itens da linha branca (geladeira, fogão, microondas), que aumenta para cinco anos a garantia da pintura em relação à corrosão. Além disso, a 2D Materials está estudando formas de aumentar sua participação no mercado de calçados brasileiro.

A próxima edição do Happy Hour com Tecnologia está agendada para o dia 19 de abril.

Os patrocinadores de 2023 são: Grendene, Grupo StickfranCalçados RamarimShimadzu do BrasilZahonero e Revista Tecnicouro.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies